Escolher uma agência de modelos para te representar nem sempre é fácil. Em se tratando dos nossos filhos, então, ficamos ainda mais receosos. Afinal, estaremos entregando nossos pequenos nas mãos dessas pessoas e ter plena confiança e segurança no trabalho deles vai ser essencial!

 

Como vocês sabem, o José, meu filho mais novo está sendo encaminhado na carreira de modelo, nem é papo de mãe coruja, mas além de lindo, ele é uma criança muito carismática, extrovertida e desenvolta, por isso resolvemos que vamos ingressá-lo nesse mundo. É lógico que surgiram diversos receios antes de decidirmos e se caso você, leitor ou leitora que também tem uma “criaturinha excepcional” que leva jeito para ser modelo em casa ou então você mesmo pretende ingressar no mundo da moda, também tem questões a esse respeito, confira esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto e saiba como escolher uma agência de modelos para o seu filho.

 

O que analisar na hora de escolher uma agência de modelos

 

 

  • Forma de abordagem. Por exemplo, agências que te chamam nas redes sociais e falam que gostou do seu perfil, que é para você conhecê-los e ir até eles fazer uma entrevista. Nesse momento, já pode desconfiar, pois agências sérias não abordam mais as pessoas pelas redes sociais hoje em dia.

 

 

 

  • Pesquise. Com o avanço tecnológico de hoje em dia, existem diversas ferramentas na internet disponíveis para que você se informe ao máximo sobre a agência de modelos que você tiver interesse em conhecer melhor. Nosso amigo Google é a principal! Digite nele sobre a agência, como funciona… Existem fóruns sobre o assunto, pessoas compartilhando experiências reais com essa ou aquela agência determinada. Converse com modelos agenciados por aquela agência que você tem interesse, pergunte se ela recomenda, se realmente vale à pena, se ela costuma ser chamada para bastante trabalho…enfim, indicações de pessoas reais tem um peso grande na sua decisão. Tem o Reclame Aqui também, que é bastante importante para ver como está a situação da agência na internet e como são as respostas dela às críticas postadas ali. Isso te dá uma ideia se a agência está bem na internet, o que pode significar que ela está bem no mercado, claro que não é uma certeza 100% segura, ok?!

 

 

 

  • Aprendizado. Isso eu acho bastante importante salientar. Para você ser modelo, não basta ser bonito ou bonita, fazer um book e ficar em casa sentado esperando o telefone tocar aparecendo trabalhos sem mais nem menos, como se fosse simples assim. Todo o modelo precisa de especialização e a agência de modelos precisa te dar esse suporte de capacitação.

 

 

 

  • Trabalhos realizados pela agência. Se ela for séria, deve mostrar quais os tipos de trabalho, para quais tipos de clientes ela já prestou serviços. Conta bastante também o fato dela ter parcerias com outras agências ou filiais em outras cidades, até mesmo no exterior, isso você encontra facilmente nas redes sociais delas, como o próprio site deles, Facebook, Instagram. Como já citei anteriormente, o Reclame Aqui é bem importante porque pessoas que estão bastante desapontadas com a agência, costumam ir criticá-la lá, analise o tipo de reclamação que está sendo feito e também a quantidade de pessoas reclamando da mesma coisa, compare isso com o tempo de mercado que a agência tem, porém, não deixe também de analisar a forma como a pessoa é respondida e se a agência realmente parece preocupada em resolver o problema que a pessoa apresentou, deve ser bastante importante também para que você forme sua opinião a respeito das reais intenções da agência e de como ela trata seus agenciados.  

 

 

 

  • Estrutura física da agência: Tente conhecê-la pessoalmente, repare nos tipos de profissionais que trabalham lá dentro, como é o clima e a dinâmica de trabalho entre eles. Vejam se agem mesmo de forma profissional, se aparentam saber o que estão fazendo, analise como é o trato desses trabalhadores com os modelos, tanto adultos como crianças. Afinal, ela funciona diretamente com pessoas e por isso quem trabalha ali deve ser bem tratado. Preste atenção nisso.

 

 

 

  • Promessas. Talvez a questão mais importante para você analisar são as promessas que certas agências de modelo fazem. Se você chegar em uma agência ou levar seu filho até lá e ouvir que você ou ele tem muito potencial e que com certeza conseguirá diversos trabalhos e terá muito sucesso na carreira, enfim, promessas e ilusões de que tudo será lindo e maravilhoso, saiba que não é bem assim que as coisas funcionam… Esse meio é bastante concorrido e as empresas contratantes para trabalhos fotográficos ou comerciais ou ainda editoriais de moda, buscam perfis específicos e pode ser que o seu não se encaixe logo de início. Portanto, te digo com todas as letras: Corra desta agência! Preste bastante atenção nisso: Nenhuma agência de modelos pode fazer promessas de trabalho para você ou seu filho. Uma agência séria, idônea, competente vai te prometer a divulgação, te acompanhando, te capacitando e te apoiando nesse período de agenciamento. A promessa de que você ou seu filho irá conseguir trabalho não pode ser feita em hipótese alguma pela agência.

 

 

Principalmente em cidades pequenas de interior, fique alerta para agências que aparecem sem referências e oferecem propostas de cursos de passarela, de desenvoltura, dicção e mais um book fotográfico, cobrando valores exorbitantes. Algumas pessoas com más intenções aplicam golpes desses tipos se aproveitando dos sonhos das pessoas, o objetivo delas é acumular o máximo de dinheiro possível de pessoas incautas e depois desaparecem sem deixar vestígios. Agências confiáveis jamais trabalham dessa forma, se nos testes de fotogenia o booker ver que você ou a criança realmente tem potencial e talento para modelar, vai caber à própria agência investir no modelo, através da construção do seu primeiro portfólio, de um apoio real à carreira da pessoa. É dessa maneira que tem que ser, a agência de modelos identificando o potencial real da pessoa é que tem que investir e apostar no agenciado, divulgar o material dele, apresentá-lo para empresas contratantes.

 

Se não for dessa maneira, infelizmente você estará caindo numa balela.

Depois de muita pesquisa, consegui encontrar para o José uma agência incrível que tem sido bastante solícita com a gente e só temos elogios para ela, é a Forum Model, indico muito ela para vocês, pessoal! Podem pesquisar que, com certeza vão gostar. Não se esqueça nunca que uma agência de modelos boa, é aquela que compra o seu sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *